PRINCE2 Practices

As PRINCE2 practices são os 7 pilares da gestão de projetos na metodologia PRINCE2. O PRINCE2 é um dos métodos de gestão de projetos mais utilizados no mundo. A sua estrutura baseia-se em sete processos, sete temas e sete práticas. Em seguida, vamos focar-nos nas sete práticas essenciais. Estas práticas garantem que um projeto é bem gerido mas também atinge os seus objetivos.

PRINCE2 Practices

1. PRINCE2 Practices: Gestão da Configuração

Esta prática assegura que a equipa controla todas as versões dos produtos do projeto. Isto porque, sem uma gestão eficaz, o risco de confusão aumenta. Desse modo, o objetivo é manter um registo atualizado de todas as alterações.

2. PRINCE2 Practices: Gestão de Risco

Todos os projetos enfrentam incertezas. Dessa forma, a gestão de risco é fundamental. Desse modo, a equipa identifica, avalia e responde a potenciais ameaças e oportunidades. Assim, minimiza-se o impacto dos riscos negativos e aproveitam-se os positivos. Que pode ter como apoio um template de gestão de risco.

3. PRINCE2 Practices: Gestão da Qualidade

Entregar produtos que satisfaçam os requisitos é essencial. Desse modo, a prática da gestão da qualidade garante que os padrões definidos são cumpridos. Dessa maneira, é necessário um controlo rigoroso e uma revisão constante dos resultados.

4. PRINCE2 Practices: Gestão de Alterações

Os projetos estão sempre sujeitos a mudanças. Contudo, nem todas devem ser aceites sem análise. Desse modo, esta prática avalia os pedidos de alteração para garantir que apenas as mudanças benéficas são implementadas.

5. PRINCE2 Practices: Gestão do Progresso

Um projeto precisa de acompanhamento constante. Dessa forma, a gestão do progresso envolve o controlo do desempenho em relação ao plano. Desse modo, se houver desvios, tomam-se ações corretivas de imediato.

6. PRINCE2 Practices: Gestão de Incidentes e Problemas

Imprevistos acontecem. Dessa forma, quando surgem incidentes, a equipa deve responder rapidamente. Contudo, o foco é resolver problemas sem comprometer os objetivos do projeto. Desse modo, evita-se a escalada de complicações.

7. PRINCE2 Practices: Gestão das Partes Interessadas

As partes interessadas têm impacto direto no projeto. Desse modo, a sua gestão é essencial. Além disso, mManter uma comunicação clara e eficaz ajuda a alinhar expectativas e a garantir o apoio necessário para o sucesso do projeto.

Conclusão

Em suma, as sete PRINCE2 practices criam uma base sólida para a gestão de qualquer projeto. Desse modo, quando aplicadas corretamente, garantem um controlo eficaz e reduzem riscos. Dessa forma, a sua implementação pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.